quarta-feira, 7 de julho de 2010

Jantar

O casamento é um momento especial que exige uma bela apresentação.
Uma refeição, mesmo que simples, pode contribuir para tornar esta data uma ocasião memorável. Use e abuse da sua imaginação para garantir o sucesso de sua festa.

Um dos grandes desafios das festas de casamento é a escolha do cardápio adequado para a ocasião. É importante lembrar que para a escolha dos pratos a serem servidos, deve-se levar em consideração vários fatores, como horário da festa, o perfil dos convidados, a disponibilidade de recursos, a época do ano e o local da festa.

Se seu casamento ocorrer no período da manhã e, se for oferecido um almoço para os convidados, o ideal é começar servindo champanhe ou prosecco, canapés leves que podem ser de salmão defumado, carpaccio e alguns patês.
O almoço pode ser oferecido em serviço de Buffet com saladas variadas e criativas. Massa é sempre bem vinda, uma carne leve com molhos delicados acompanhada de legumes ou quem sabe um bom risoto preparado à moda italiana. Para sobremesa, nada mais indicado que um sorvete com calda de frutas vermelhas e, alguma outra opção de sobremesa preparada com chocolate.

Quando o evento acontecer no período da tarde, é legal chamar os convidados para um coquetel. Você poderá servir canapés variados, acompanhados de champanhe ou vinho branco. Se a festa for para um grupo pequeno de pessoas, pode-se montar a mesa de Buffet com travessas de canapés, e mini-sanduíches sofisticados preparados com salmão defumado, patês de queijos, frutas secas, amêndoas, nozes e pistache.

À noite a festa deve ser um pouco mais formal. Podem ser servidos canapés clássicos e salgadinhos tradicionais como casadinhos de camarão, bolinhas de queijo e outros. Bebidas à noite podem ser mais variadas: whisky, champanhe ou prossecco, vinho branco e coquetéis.
O cardápio do jantar pode ser composto de uma salada, uma massa com recheio do tipo ravióli, mas jamais massas longas do tipo espaguete. Peixe e carne vermelha podem compor o cardápio. As guarnições podem variar, mas sempre deve haver uma travessa de legumes, batatas e arroz ou risoto. A sobremesa pode ser um crepe, servido com sorvete de creme ou, então, tortas geladas.
Tantos os docinhos, como o bolo é fundamental, seja qual for a hora do seu casamento.

Lembre-se que por mais cuidado que você tenha ao planejar uma festa, é sempre bom facilitar a vida dos seus convidados.