quarta-feira, 7 de julho de 2010

Finger Food

Casamentos e festas mais descoladas já aderiram ao “finger food”, ou seja, alimentos que são comidos com as mãos mesmo. Essa moda na gastronomia veio para ficar e sem dúvida é uma ótima opção para quem vai receber os amigos em casa.
Várias vantagens fazem você optar por esse conceito. Uma delas é a de oferecer vários sabores em uma refeição. Basta usar ingredientes ou molhos variados. Os pratos principais são transformados em porções menores degustadas de uma vez só. É nessa hora que entra a criatividade. Vale fazer jantares temáticos, com comidinhas japonesas (hossomakis e uramakis), ou usar delícias da cozinha mexicana, nachos ou tortillas.
Também dá para adaptar alguns utensílios, entre eles, pequenas tigelas, colherinhas ou mesmo potinhos. Faca e garfo são pouco usados. O que auxilia na hora de comer são guardanapos, palinetes, colheres grandes, copinhos, cumbuquinhas, tacinhas e até outros alimentos com a função de base.
A expressão “finger food” tornou-se conhecida quando a atriz inglesa Joan Collins começou a exigir aperitivos pequenos para comer com a ponta dos dedos. O motivo: não borrar o batom.