terça-feira, 6 de julho de 2010

Chá de Cozinha

A história

O chá de cozinha praticado em muitas culturas, pode ter surgido como uma forma de conseguir um dote para as noivas mais pobres. Naquela época, uma mulher sem dotes, não conseguiria um noivo. Os amigos, então se reuniam com a noiva e conseguiam uma enxurrada de dinheiro e mercadorias. (daí o nome, “Bridal Shower” como é conhecido nos EUA (Bridal - relativo à noiva - shower enxurrada). Dessa forma, transformavam essa moça, em uma pessoa apta a ser escolhida por um bom pretendente.
Felizmente, essa tradição se manteve. Mas, diferente de antigamente, as mulheres não precisam de dotes para se casar. Apenas, ter encontrado seu par ideal e comemorar essa união.
Na Índia, ainda é comum que a noiva dê um dote aos pais do noivo, como sinal de agradecimento, por ter sido escolhida. Pode ser dinheiro ou presente. Mas, os jovens estão colocando essa prática em desuso.
Em todas as religiões, encontramos pessoas que fazem essa festa. Mas, é mais comum nos países ocidentais.

Festa só para mulheres

O chá de cozinha é uma festa, na qual participam apenas mulheres. No dia fazem brincadeiras, distribuem presentes, escutam música, montam uma bela mesa de comes e bebes e se divertem muito. Quem organiza é alguém mais próximo dela, como uma amiga, prima ou mãe. Geralmente as amigas convidadas são as mais íntimas.

Convidada para o chá, convidada para o casamento.

As convidadas devem ser escolhidas pela noiva. Não é educado convidar uma pessoa para o chá de cozinha e ela não ter sido convidada para o casamento. O local deve comportar aconchegantemente todas as convidadas. Cadeiras, poltronas, sofás, ou seja, lugares para que elas se acomodem e fiquem à vontade.

Objetivo da festa

O seu objetivo principal é a despedida da vida de solteira; marcada por muita farra e muitos presentes de copa, cozinha e área de serviço. O ideal é que aconteça até um mês antes do casamento.

Qual a melhor maneira de organizar esse encontro?

Existem várias maneiras de preparar um chá de cozinha gostoso e bem organizado. A anfitriã pode oferecer a casa e toda a recepção ou sugerir que cada convidada leve um prato de doce ou salgado e a anfitriã providencia as bebidas.

O que servir?

A comida pode ser: canapés, queijos, patês e pães, salgadinhos, sanduíches de metro ou embrulhadinhos, tortas, petit fours, bolos, docinhos, etc. Tudo deve ser colocado em uma mesa e as pessoas vão se servindo, conforme desejarem. Coloque pratos, guardanapos, bebidas e os copos arrumados.
Se a verba for maior, contrate um garçom para servir e uma pessoa para ficar na cozinha providenciando a execução e reposição dos salgados e doces que serão servidos. Ou, se puder, utilize os serviços de um buffet. Eles cuidaram das bebidas, comidas e do serviço e você só precisa se preocupar em aproveitar a festa.

Organizando os presentes

Conforme as convidadas forem chegando é mais prático ter um espaço para colocar suas bolsas e os presentes. Se possível, com uma mesinha e cadeira, para que elas escrevam seus nomes nos presentes e alguma outra coisa que desejarem.Tenha etiquetas auto-adesivas, para facilitar a colocação do nome nos pacotes.